Operadores do SNS24 perdem dinheiro nas pausas para WC
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Os operadores que atendem quem liga para a linha SNS24 veem as suas pausas para ir à casa de banho, comer um lanche ou descansar durante minutos serem descontadas no salário. A denúncia é feita por vários trabalhadores sob anonimato, acusando a Altice de perpetuar um modelo de prestação de serviços assente na precariedade.
De acordo com os testemunhos recolhidos pelo Jornal de Notícias, que avança a notícia na edição desta sexta-feira, estes operadores – a maioria dos quais enfermeiros – que trabalham para uma das maiores portas de entrada no SNS, através da Altice, ficam assim “sete ou oito horas seguidas” sem comer ou sem ir à casa de banho, sem poderem fazer “necessidades básicas” caso queiram manter o seu salário por inteiro.Segundo conta o jornal, isto acontece porque durante o horário de trabalho os operadores têm de assinalar num botão se estão disponíveis para atender chamadas. Sempre que não estão, mesmo que seja para irem à casa de banho, por exemplo, deixam de receber por esse tempo.O Jornal de Notícias contactou a Altice, que não respondeu especificamente sobre estas pausas não remuneradas, mas recordou que os trabalhadores são independentes e “exercem esta atividade em regime de prestação de serviços”.









