CIÊNCIA

Ambição CR7, precisa-se! Cabo Verde quer funaná com Messi


Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Está na hora de festa para Cabo Verde, uma primeira participação histórica que culmina com uma passagem aos 16 avos de final. Segue-se agora a Argentina, de Lionel Messi. Mas não ficamos por aqui. A França passou como um rolo compressor pela Noruega, a Espanha teve que deixar a pele em campo para domar o Uruguai e a Bélgica aplicou uma mão cheia de gols à Nova Zelândia. Já Portugal tenta hoje garantir o primeiro lugar do grupo K, sabendo que pela frente enfrenta um osso duro de roer chamado Colômbia. São os destaques desta edição de O Campeão É, hoje com o Luís Pinto Coelho, o João Pinto e também o Pedro Henriques. Eu sou o João Costa e Silva. Já lá vamos a Cabo Verde, a essa festa e esse apuramento histórico. Vamos falar também de Espanha e França nesta edição, mas primeiro Portugal, jogo decisivo para as contas do grupo K, apesar de Portugal já saber que está na próxima fase devido à conjugação de resultados. João Pinto, muito bom dia. Quanto ao jogo desta madrugada, que vai ter também relato aqui na Rádio Observador, Portugal costuma se dar melhor com seleções mais fortes e que jogam mais olhos nos olhos com a seleção portuguesa. Que dificuldades esperas ainda assim frente a esta Colômbia, que leva duas vitórias em dois jogos, algo que Portugal, infelizmente, não conseguiu fazer?
Olá, bom dia. Não conseguiu fazer, mas também não está péssimo. Portanto, conseguimos fazer os pontos necessários para seguir em frente. Nestas coisas não interessa se entras pela janela ou pela porta do lado, interessa é passar. E agora o Portugal tem que jogar é jogar a bola, é divertirem-se, é fazer um jogo positivo, porque se ganharmos, passamos para primeiro e vamos apanhar um adversário que é a Croácia, em princípio, ou Gana, se ficarmos em segundo, e depois a Espanha. Começa-se aqui a formar um caminho ou outro e nenhum deles aparece sem problemas na frente. O problema que temos agora é a Colômbia, com esse temos que jogar. Temos que jogar a bola. Era bom que Portugal tivesse o mesmo estilo de jogo, a mesma motivação e a mesma entrega que teve no último, contra o Uzbequistão, e que conseguisse ter os olhos na baliza. Estou convencido que vai ser assim, que os miúdos, como tu dizes, se motivam mais para jogar com quem sabe jogar a bola. E este jogo com a Colômbia, só espero eu que não entre num registo muito físico, que não entre num registo de cartões, de lesões, desse tipo de coisas, porque já sabemos como é aquela malta.
E Luís Pinto Coelho, como dizia muito bem aqui o João Pinto, é um jogo difícil para a nossa seleção nacional, mas a partir daqui e no mata-mata vai ser sempre assim, ou seja, qualquer que seja o adversário que vem a seguir, vai ser sempre ainda mais difícil. Portugal precisa mesmo de vencer e passar em primeiro lugar? Traz aqui também outra tranquilidade, tendo em conta que entrou com o pé em falso nesta competição.
Olá, bom dia. Sim, eu acho que é importante ganhar, até pelo lado anímico, embora me pareça que o primeiro lugar, depois o caminho é um pouco mais acessível teoricamente do que ficar em segundo. Mas acho que animicamente ganhar uma seleção forte como a seleção colombiana é sempre importante e Portugal faria aqui um trajeto em crescente. Isso é importante. Se Portugal não ganhar ou a exibição não for tão positiva, levantam-se outra vez aquelas nuvens e a desconfiança, e isso não é agradável. Agora, obviamente que a Colômbia é uma seleção forte, basta olhar para os rankings das duas seleções, são próximos uma seleção da outra. Eu acho que as duas seleções têm o mesmo ponto fraco, parece-me a transição defensiva é algo débil nas duas seleções e é algo que me tem preocupado em Portugal. Portugal dá muito espaço. A forma como pressiona não me parece a mais eficaz e contra jogadores como o Luís Dias, por exemplo, isso pode ser fatal. Vamos ver como é que Portugal hoje vai entrar no lado direito. Estou curioso para ver quem será o defesa direito português. Será um jogo difícil, mas obviamente que ganhar era muito importante e acredito que Portugal vai conseguir a vitória.
Muito bem, boas perspectivas para aquilo que vai acontecer esta madrugada. Pedro Henriques, há muito aqui em jogo para a Seleção Nacional. Bom dia. Queremos saber, claro, quem são os teus eleitos e aquilo que esperas deste Portugal-Colômbia, uma seleção também com grandes nomes e alguns deles bem conhecidos por nós portugueses. Luís Dias, que está nessa grande forma neste Mundial 2026.
Embora o exercício de ficar em primeiro ou segundo é sempre especulatório e meramente acadêmico, é totalmente diferente, na minha visão, ficar em primeiro do que ficar em segundo. Já não estou a falar de ser primeiro, ser segundo e a parte psicológica É que é muito mais fácil apanhar Croácias, Ganas, Brasils e Argentina, com todo o respeito que tenho, do que ir para o lado onde apanhas só as melhores seleções que, no meu ponto de vista, estará aqui o campeão do mundo, eventualmente, Espanha, França, que acho que estão acima de todos os outros, na minha perspectiva, e a própria Alemanha. Portanto, eu prefiro ir para o outro lado. E há outro aspecto, é que ficar em primeiro lugar, continuas a não sair de onde estás, continuas a jogar na América. Vais para o outro lado, vais para o Canadá e vais fazer uma mudança logística bastante grande, no meu ponto de vista, e tudo conta. Agora, isto é teoria, porque sabemos que às vezes jogamos com os ditos mais fáceis e perdemos. E depois Portugal tem esse ADN, até de muitas vezes, e viu-se na Liga das Nações, jogar com equipas poderosíssimas e conseguir bons desempenhos. Estamos a falar da parte meramente de um suponhamos. Mas, de qualquer maneira, acho que o primeiro lugar, até porque também já foi dito aqui pelo João e pelo Luís, que é o aspecto psicológico, o aspecto emocional, é o aspecto de ganhares, é o aspecto de ficares em primeiro. Porque se hoje jogas mal ou se perdes, volta um bocadinho tudo à estaca zero, naquele sentido de que ganhamos aos do Caixão, faz lembrar quando outra vez também ganhámos por cinco ou seis à Suíça e depois fomos eliminados por Marrocos. Ou seja, o ADN de vitória é muito importante. Está bem que a história também está carregada da Espanha ser campeã do mundo a perder, a Argentina a perder para a Arábia Saudita e ser campeã do mundo. A gente sabe isso tudo, mas eu acho que é muito importante hoje ganhares o jogo, ficares em primeiro lugar por todos estes aspectos. Relativamente ao 11, eu não vou dar grandes novidades naquilo que é a minha perspectiva. A minha perspectiva é que ele não vai mexer no 11. Agora, há uma gestão que a gente não conhece, que não sabe, no sentido do tal toque do jogador, o jogador que está mais confiante, o jogador que pode estar menos bem, aquelas questões do Nuno Mendes, aparentemente não estava bem e parece que já está. Por isso eu vou apostar naquilo que é o mesmo 11, praticamente, com o Diogo Costa, com o Veiga, com o Dias, Ruben Dias, obviamente, Nuno Mendes, João Cancelo, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, Pedro Neto, João Félix e CR7. Eu acho que, se calhar, as maiores novidades poderão depois vir, digo eu, conforme o jogo decorrer, naquilo que sejam as ditas substituições e aquilo que possa ser mexido no banco. Vamos ver.
Muito bem. Emissão especial do desporto aqui na Rádio Observador, a partir das 23h10, até porque este jogo está marcado o apito inicial para a 00h30. Colômbia-Portugal, com relato aqui em direto. É um jogo em Miami e em que Roberto Martinez já alertou para o facto de ser um local com grande presença de adeptos colombianos, portanto, possivelmente os portugueses vão estar em minoria nesta partida, mas é algo que vamos confirmar mais logo. Entretanto, vamos falar também dos jogos de ontem e desta madrugada. O Campeonato do Mundo ainda não terminou, mas já temos um campeão, vamos dizer assim, Cabo Verde. A seleção cabo-verdiana sabe que agora vai ter a campeã do mundo pela frente, a Argentina, de Lionel Messi. Luís, eu pergunto-te se há limites para sonhar ou Cabo Verde ainda pode surpreender ainda mais neste mundial. Estes três empates estão a dar vibes de Portugal no Euro 2016.
É, tiraram curso com Fernando Santos, por isso pode ser. E podemos dizer que é a única seleção imbatível em mundiais.
Exato.
Eu acho que, obviamente, já conseguiram o seu grande objetivo, a sua grande medalha, agora é desfrutar. Eu acho que obviamente será difícil contra a Argentina, mas esta seleção cria problemas ao adversário. É uma seleção bem organizada e depois é rápida nas transições, cria alguns problemas e acho que pode continuar a sonhar, até porque vai jogar completamente descontraída. Se perder com a Argentina, é um resultado normalíssimo. Por isso pode desfrutar e pode criar alguns problemas à seleção argentina.
Muito bem. João Pinto, é de facto emocionante ver esta rede de loucura à volta de Cabo Verde. Parece que ficamos todos felizes, independentemente do que eles façam, só o facto de estarem na próxima fase e terem conseguido todos estes empates, nomeadamente frente ao Uruguai e à Espanha, já é motivo de orgulho. Esperas coisas ainda mais bonitas ainda desta seleção?
Não. Mais bonita acho que já não vai dar.
És um pessimista por natureza.
Não, eu sou um bocado. Acho que já não vai dar. Eu sinceramente achava que o jogo com o Uruguai ia marcar o fim da festa.
Pois, eu lembro-me bem disso, tu disseste.
E eles prolongaram, e ainda bem, e eu também a fiz. Eu acho que esta coisa do mundial e cada seleção tem o seu aeroportómetro. Que isto depende de quantas pessoas é que estão à tua espera no aeroporto quando regressas. E eu acho que Cabo Verde já tem o aeroportómetro no máximo, já vão ser recebidos em festa, já vai ser feriado em Cabo Verde quando eles voltarem pra casa, porque realmente fizeram um mundial de estreia extraordinário, três empates, mas que garantem a qualificação. E mais uma vez, é isso que importa. Não interessa como é que lá chegas, interessa chegares. E acho que a qualificação, eu não sei quais eram as pretensões ou as promessas da Federação de Cabo Verde, mas de certeza absoluta que ninguém prometeu a qualificação e conseguirem é extraordinário. Além de tudo aquilo que tem a ver com o ranking, com proveitos financeiros, com reputação do ponto de vista da seleção de Cabo Verde. Portanto, acho que Cabo Verde faz uma excelente safra neste mundial e vai ficar para sempre com a América no coração.
E Pedro Henriques deixa para trás uma seleção do Uruguai que possivelmente foi surpreendida nesta edição do mundial, porque olhando pra este grupo, Cabo Verde até poderia ter hipóteses, se calhar, de passar na questão do terceiro lugar, mas o Uruguai nem assim consegue, à partida, avançar. Fica pelo caminho.
Duas das seleções, ainda é cedo para fazer esse tipo de contas, mas duas das seleções que neste momento para mim foram a grande exceção relativamente à minha expectativa: Turquia e Uruguai. Estava à espera de mais e de poderem fazer outras coisas. Mas o Uruguai vem provar uma teoria que no fundo não é teoria, é uma realidade, e todos nós temos experiências de balneários. O que significa balneários? Não significa seja o balneário da equipa, pode ser o balneário da rádio, o balneário da tropa, pode ser o balneário onde quer que seja, onde tu já passaste, onde tu já viveste, que é quando a liderança é posta em causa, quando a união é posta em causa, quando há muitas vozes, enfim, um bocadinho o nosso saltinho, e acho que o Uruguai está a viver um bocadinho o saltinho deles por causa do Bielsa e daquelas coisas todas que nós vimos falando nos últimos dias. É normal que isso se reflita. Mesmo que os jogadores tenham dado tudo. O que querem dizer? Essas coisas vêm ao de cima e é por isso que é muito importante o espírito de grupo, a união, a coesão e foi isso que me assustou depois do primeiro jogo de Portugal, quando de repente parecia que havia, se calhar, o Bruno Fernandes está zangado porque a irmã do Cristiano Ronaldo com a namorada. Havia aquelas tricas e isso por vezes assusta-me porque mais do que às vezes o técnico ao 4-3-3 é muito da atitude, da postura e do comportamento. Cabo Verde. Das seleções que me surpreenderam pela positiva, uma pela positiva, outra pela confirmação, e o João Castro já tinha aqui falado sobre isso, que é o Japão. E curiosamente o Japão vai defrontar o Brasil. É muito giro ver os memes que já aparecem, que é ver a equipa, aquilo não é o Japão, acho que é a Coreia, mas põe os japoneses a treinar como loucos, aqueles treinos muito fortes e potentes, e depois o Brasil a fazer aquelas coisinhas básicas. E esta questão do Vozinha versus Messi. A lógica também nos vai dizer que provavelmente tanto o Brasil, não tenho tanta certeza em relação ao Brasil, mas tanto o Brasil como a Argentina serão favoritos a passar à próxima eliminatória. Mas como diz aquele meme também do cuidado, quem é que vai tirar o tubarão de lá. Aquele meme que aparece também muito. Cuidado, porque o tubarão… A única coisa que eu não gostei de ver em Cabo Verde, tendo a festa extraordinária e os jogadores muito empenhados, foi que ontem não ganharam o jogo, porque de repente todos queriam ser o Vozinha, todos queriam ter ali naquele jogo a sua consagração. E ontem Cabo Verde falhou no coletivo, que é quando tinham a hipótese de passar para o lado, havia sempre mais uma finta e mais um drible, uma tentativa de resolverem o jogo individualmente. Percebo a vontade, mas acho que foi um erro, porque o Cabo Verde não jogou no coletivo. E era importante que perante uma poderosíssima seleção como a Argentina, que Cabo Verde, além de desfrutar, quando estiver lá à frente e na área, em vez de tentarem fazer tudo sozinho, como ontem aconteceu com vários jogadores, é perceberem que ao lado têm alguém que teoricamente poderá estar em melhores condições. Mas vai ser giro. Vai ser giro ver. E é como diz o João Pinto, Cabo Verde já fez mais do que todos nós estávamos à espera. Tudo o que vier agora é ganho.
Exatamente. Cabo Verde com uma participação histórica neste Mundial 2026. Últimas notas. Falámos dessa vitória de Espanha frente ao Uruguai por 1×0, uma vitória um pouco sofrida. Já a França amassou a Noruega. Esperava-se aqui um duelo, se calhar, até mais equilibrado entre Haaland e Mbappé. O certo é que foi Ousmane Dembélé a resolver praticamente a partida com um hat-trick nos primeiros 32 minutos. João Pinto, é uma França também aqui a mostrar o seu poderio. Havia algumas dúvidas, mas estão retiradas frente a esta seleção da Noruega, que é uma seleção que está em crescimento e, de facto, 4×1 é um resultado avassalador.
É avassalador, é a maneira como se conseguiu e depois foram aquelas mudanças todas na equipa norueguesa com o Østnes a jogar ao lateral-direito. Isto alguém anda a ver bola. Mas acho que a Noruega mexeu demais, foi demasiado para depois poder jogar contra a França. E a França, como utilizou praticamente a armada toda, rapidamente chegou a um resultado volumoso. E é exatamente isto que eu acho que é extraordinário na França. É a maneira como eles em rolo compressor vão arrasando quem lhes aparece na frente. E acho que vamos ver isto até ao final. Não sei quem é que se vai conseguir meter à frente e parar a França. Vai ter que ser um dia muito bom do adversário e um dia muito infeliz da França, porque aqueles artistas são uma maravilha.
É demasiado talento junto. Luís, o que achas que vai acontecer com a Noruega? É uma derrota que pode pesar, tendo em conta que são números um pouco expressivos, 4×1, ainda assim é uma seleção com muito talento e que tu, como dizias também, optou aqui por descansar um bocadinho a equipa.
Sim, eu acho que deitou a toalha ao chão neste jogo a pensar no próximo. Acho que poupou vários jogadores, mexeu muito, como o João Pinto disse, e contra a França, que me parece a seleção mais completa, com mais armas, com mais profundidade, isso paga-se caro. Acho que claramente que a França, na minha opinião, é a seleção número um para poder ganhar este mundial. Em contraponto, parece-me que a Espanha não me parece que tenha hipótese. Acho que a Espanha é Yamal e pouco mais. Acho que está muito previsível, está lenta. Não me parece que a Espanha esteja num bom momento, ao contrário da França, que com aquela velocidade toda na frente de ataque, num bom dia, esmaga qualquer adversário.
E olhando aqui para o calendário destas duas seleções, a Noruega vai jogar contra a Costa do Marfim, a França contra a Suécia. Pedro Henriques, o que tens a dizer também deste jogo com muitos golos e com Ousmane Dembélé aqui em destaque?
É assim, a França era sempre forte candidata melhor para o jogo, para a Copa, para tudo. E, portanto, provavelmente ganharia sempre este jogo. Agora a Noruega fez uma estratégia. Baralhou a própria seleção, acima de tudo, porque percebeu que eles não estavam confortáveis e jogou, não vou dizer que é com os meninos, mas jogou com umas segundas linhas. Quer dizer, quando tu tens o Haaland que fica no banco, esqueces até questões de marcar golos. Não interessa. Estrategicamente apontaram as baterias para aquilo que era o mais certo, que era ficar em segundo lugar e ir por uma via que se calhar é melhor. E hoje em dia discute-se muito isso. A estratégia faz parte, a fase de grupos dá isso. Esta nova lei da FIFA com os apuramentos dos seis lugares também dá para essas contas e eu não critico. As regras são essas, são iguais para todos. Agora cada um utiliza. E acho que a Noruega fez exatamente isto, que este jogo não é bem para esquecer, mas é para passar, para marcar calendário, porque estamos com outros objetivos. E acho que, em teoria, digo eu, Noruega, se calhar, com a Costa do Marfim, ao ir jogar com a Suécia, que era aquela questão do segundo ou do primeiro lugar, acho que faz toda a diferença Em teoria, também acho que a Noruega acaba por fazer bem nesse aspecto. As derrotas são sempre complicadas. Agora a França, estou de acordo com os meus colegas de painel.
Perdemos a ligação. Já está de volta.
A França está claramente uns furos acima de todos os outros. Vamos ver depois, o mata-mata tem outros percalços, mas não vai ser fácil derrotar esta França, porque realmente estão fora de série em relação a todos os outros, no meu ponto de vista.
Muito bem, vamos olhar para a agenda de hoje. Ainda hoje, dia 27, hora de Portugal, temos Croácia-Gana às 10 da noite, também Panamá-Inglaterra, para fecharmos este grupo L. À meia-noite e meia, já sabemos, Colômbia-Portugal, jogo do grupo K, também República Democrática do Congo-Uzbequistão à mesma hora, e ainda temos às 3 da manhã Argélia-Áustria e Jordânia-Argentina. Argentina que tenta fechar este grupo J com um pleno de vitórias. Vamos avançar para as vossas notas de campeão. Começo por ti, Pedro Henriques.
Vou em dia, embora já seja meia-noite e meia, mas vamos considerar que é hoje ainda, para a hora portuguesa.
A nossa emissão aqui começa às 23h10, portanto ainda é hoje.
Ok, bem lembrado. Basicamente para falar de Portugal, no sentido, para mim, a minha nota de campeão. É lógico, já estamos apurados, entramos já apurados, porque neste momento só faltam apurar quatro seleções, mesmo com jogos ainda por realizar, mas para Portugal com nota 16, no sentido que acho que temos que dar continuidade. Agora que vem uma seleção teoricamente mais forte que todas as outras que nós tínhamos encontrado, é importante também a nota de afirmação. Portanto, aqui Portugal, independentemente do que o selecionador dizer, que é indiferente passar em primeiro lugar ou não, eu acho que isso é mais discurso à moda do Roberto Martins, porque não é nada. Eu acho que passar em primeiro faz toda a diferença por todos os aspectos que já explicamos aqui. E era importante também para a confiança, para a autoconfiança, que Portugal nestes jogos, ou neste jogo em particular, tenha exatamente uma nota de afirmação, pelo menos naquilo que é produção. Já não falo do resultado, que é fundamental, mas também naquilo que é produção, que a gente sinta que não foi igual ao primeiro jogo, mas que estará mais próximo daquilo que foi a atitude e a postura do segundo jogo contra adversários diferentes. Nota 15, esperemos que Portugal continue nesta senda de “vai dar Portugal”, seja lá o que isso signifique, mas tem que dar Portugal no sentido de sermos afirmativos.
Nota 15 do Pedro Henriques para as aspirações da Seleção Nacional neste mundial. Luís Pinto Coelho, vamos às tuas notas.
Obviamente, um 20 para Cabo Verde, mas vou estender isto um bocadinho ao resto das seleções africanas. Eu acho que este alargamento fez justiça ao continente africano. Nós anteriormente tínhamos cinco equipas africanas no Campeonato do Mundo, neste temos 10 e estamos a ver os resultados. A maioria delas todas apuradas para a fase seguinte.
O Congo, que nos deu muitas dores de cabeça.
Sim, e temos a Costa do Marfim, o Gana, o Senegal também.
África do Sul foi apurada.
África do Sul, Marrocos, e ainda deixaram duas seleções fortíssimas históricas de fora, que é a Nigéria e os Camarões. Por isso, percebe-se que este alargamento para o continente africano foi uma justiça feita. Cabo Verde muito bem e o resto das seleções africanas também. E espero que hoje o Gana de Carlos Queiroz também consiga uma vitória.
São notas positivas. João Pinto, vamos a isso, às tuas.
Bom, como a minha pré-época já começou, tenho aqui duas a ver com o nosso burgo. Portanto, 15 para a Assembleia Geral do Benfica, que vai decorrendo e espero que vá decorrendo com cordialidade e urbanidade. Nota 15 para Gonçalo Ramos, que parece que vai mesmo para o Milão para ser feliz com o Rúben Amorim. Nota 20 para Cabo Verde, para um apuramento fabuloso e nota 20 para o Observador, que faz sete anos. Parabéns!
É verdade. E parabéns também a vocês, que fazem parte disto também todos os dias, estão conosco, não às vezes na rádio todos os dias, mas fazem parte também do nosso dia a dia. É muito bom ter-vos por perto. João Pinto, Luís Pinto Coelho, Pedro Henriques, nas notas deste “E o Campeão É…” e com destaque, claro, para o jogo de mais logo de Portugal, que vai ter relato aqui em direto na Rádio Observador. Emissão especial a partir das 23h10.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Para continuar no site, por favor, desative o Adblock.