Irão acusa Washington de violar de novo acordo de paz
▲Irão acusa Washington de violar de novo acordo de paz
ABEDIN TAHERKENAREH/EPA
Irão acusa Washington de violar de novo acordo de paz entre o Irão e os EUA
Teerão acusou hoje Washington de violar novamente o memorando de entendimento entre as duas partes para acabar a guerra, após novos bombardeamentos norte-americanos contra instalações na costa sul iraniana, e reafirmou a determinação de responder militarmente a qualquer agressão.
“Esses ataques selvagens, que constituem uma violação flagrante do parágrafo 4 do artigo 2 da Carta das Nações Unidas, bem como uma violação expressa da primeira cláusula do Memorando de Entendimento para acabar a guerra, demonstram que o regime americano não concede o menor valor nem credibilidade aos seus compromissos”, denunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano num comunicado.
Ao condenar os ataques aéreos lançados pelo Exército dos Estados Unidos no sábado à noite contra várias instalações de monitorização e vigilância situadas na costa sul do país, o ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão sustentou que “o não cumprimento dos acordos faz parte da natureza” de Washington.
Da mesma forma, lembrou as responsabilidades do Conselho de Segurança da ONU e do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para preservar a paz e a segurança internacionais e reiterou que a República Islâmica defenderá “a soberania nacional e a integridade territorial do Irão” face à “agressão militar dos Estados Unidos”, de acordo com o artigo 51 da Carta da ONU.
As novas acusações de Teerão ocorrem depois de os Estados Unidos terem lançado no sábado uma segunda série de bombardeamentos desde sexta-feira contra múltiplos objetivos militares iranianos.
Ler mais










